Internacional
Houthis declaram ter atacado Tel Aviv com míssil hipersônico
O movimento iemenita Ansar Allah, também conhecido como houthis, afirmou ter atingido um alvo militar no subúrbio de Jaffaf, em Tel Aviv, com seu míssil balístico hipersônico Palestina 2 nesta segunda-feira (16).
"A operação foi um sucesso em alcançar seus objetivos. As Forças Armadas iemenitas continuarão suas operações militares e atacarão todos os alvos israelenses relacionados ao território ocupado. Essas operações não cessarão até que a agressão em Gaza chegue ao fim e o cerco seja levantado", afirmou o porta-voz das Forças Armadas do Iêmen, Yahya Saree.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram a interceptação de vários foguetes e mísseis advindos do Iêmen. Segundo o serviço de comunicação do Exército, todos foram interceptados antes de atingirem os alvos.
O Ansar Allah já havia atacado anteriormente Israel com os mísseis hipersônicos Palestina 2 e Zulfiqar. Na ocasião, os impactos tampouco foram confirmados pelas FDI.
Em outubro de 2023, o Ansar Allah anunciou seu apoio ao movimento palestino Hamas no confronto contra as FDI na Faixa de Gaza. Desde então, os iemenitas realizam ataques contra navios direcionados a portos israelenses e contra infraestruturas militares do país hebraico.
Em resposta, os Estados Unidos formaram a operação Guardião da Prosperidade (Prosperity Guardian, no original), uma coalizão internacional feita para proteger o fluxo de cargueiros que passam pelo estreito de Bab-el-Mandeb.
A operação realiza não só a salvaguarda das embarcações, mas também ataques de alvos diretamente em solo iemenita.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia