Internacional
'Ato desonesto': Cuba condena declaração dos EUA de que a ilha seja patrocinadora do terrorismo
O governo dos Estados Unidos afirmou, nessa quinta-feira (12), que Cuba seria patrocinadora do terrorismo por não se curvar ao que o governo norte-americano deseja.
A declaração foi repudiada, nesta sexta-feira (13), pelo ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez. Nas palavras dele, a ação de Washington é "desonesta".
"Com plena consciência, [os EUA] mentem sobre isso para justificar a aplicação de duras medidas econômicas coercivas de alcance extraterritorial", afirmou Rodríguez na rede social X (antigo Twitter).
Sobre a decisão
Os Estados Unidos decidiram manter Cuba em sua lista de nações que patrocinam o terrorismo por mais um ano, conforme consta na lista do Departamento de Estado denominada "Relatórios de Países sobre Terrorismo 2023", que também inclui a Coreia do Norte, o Irã e a Síria.
A ilha foi incluída nessa lista em janeiro de 2021, numa das últimas ações de Donald Trump (2017–2021) antes de concluir o seu primeiro mandato.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça
-
5INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas