Internacional
Taiwan diz que China enviou navios de guerra antes de exercícios previstos, após fala de Trump
O exército da China parece estar se preparando para exercícios amplamente esperados em resposta a uma visita recente do presidente de Taiwan, Lai Ching-te, ao Havaí e Guam, regiões dos EUA. Não houve confirmação imediata do lado chinês.
O Ministério da Defesa taiwanês disse nesta segunda-feira (9) que detectou navios da marinha e da guarda costeira chineses entrando no Estreito de Taiwan e no Pacífico ocidental, e que a China restringiu o espaço aéreo ao longo de sua costa sudeste até quarta-feira (11).
Isso aconteceu depois que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que não se comprometerá a defender Taiwan se a China invadir o país durante seu mandato, em entrevista à NBC Meet the Press. O republicano disse que falou nos últimos dias com o presidente chinês Xi Jinping, mas os dois não discutiram a questão de Taiwan. "Conversamos sobre outras coisas. Mas tenho um relacionamento muito bom e espero que ele não faça isso", afirmou Trump.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que montou um centro de resposta a emergências e lançou exercícios de prontidão de combate em resposta à atividade chinesa no Estreito de Taiwan, mas não esclareceu o que esses exercícios envolviam. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'