Internacional
Presença militar dos EUA na Síria viola as leis e permite aos terroristas ficar no país, diz Irã
A presença militar dos EUA na Síria está violando as leis sírias, e ela permitiu que os terroristas permanecessem na República Árabe da Síria, disse o representante oficial da chancelaria iraniana Ismail Bagai durante uma coletiva de imprensa.
O Ministério da Defesa da Síria anunciou na quinta-feira (28) que o Exército governamental se envolveu em combates com terroristas que atacaram as províncias de Aleppo e Idlib. Os grupos pertencentes à organização terrorista Hayat Tahrir al-Sham (anteriormente chamada de Frente al-Nusra, uma organização terrorista banida na Rússia), ao violar o acordo sobre a desescalada em uma frente ampla nas províncias de Aleppo e Idlib, atacaram vilas, povoados e posições militares. De acordo com a entidade militar síria, o Exército respondeu ao ataque, como resultado os terroristas sofreram perdas em pessoal e equipamentos militares.
"A presença militar dos EUA na Síria é uma violação de certas disposições e leis sírias, e a contínua presença de terroristas na Síria é um resultado da presença dos EUA naquele país", disse Bagai.
O representante oficial iraniano enfatizou que o que está acontecendo na Síria não representa uma ameaça para os EUA, e os terroristas do Daesh (grupo terrorista banido na Rússia) nunca foram uma ameaça aos interesses dos EUA.
"Se a presença militar dos EUA na Síria é para combater o Daesh, então o que esse grupo está fazendo na Síria e como [ocorreu que] na Síria opera o Hayat Tahrir al-Sham?", indagou Bagai.
O chefe do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, iniciou uma visita aos países da região do Oriente Médio no contexto da crescente atividade terrorista na Síria.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'