Internacional
Avião P-8A Poseidon dos EUA cruza estreito de Taiwan após patrulha marítima da China
Uma aeronave de patrulha antissubmarino Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA cruzou o estreito de Taiwan, que separa a ilha de Taiwan da China continental, segundo um comunicado da Sétima Frota da Marinha dos EUA.
Na manhã de terça-feira (26), a Polícia Marítima da China relatou que a Guarda Costeira chinesa realizou patrulhas em águas próximas ao arquipélago de Kinmen (Quemói), controlado por Taiwan.
"Um P-8A Poseidon da Marinha dos EUA transitou pelo estreito de Taiwan no espaço aéreo internacional em 26 de novembro de 2024. Ao operar no estreito de Taiwan de acordo com a lei internacional, os Estados Unidos defendem os direitos e as liberdades de navegação de todas as nações", diz o comunicado da Sétima Frota.
Os militares estadunidenses também acrescentaram que suas ações demonstram o compromisso dos EUA com a abertura e a liberdade de movimento na região do Indo-Pacífico.
A Sétima Frota da Marinha dos EUA já tinha realizado ações similares em meados de setembro e abril.
Durante o voo em abril, os militares chineses disseram ter escoltado a aeronave dos EUA durante seu sobrevoo do estreito de Taiwan.
Pequim enfatizou que os militares chineses mantêm um alto grau de prontidão de combate para salvaguardar firmemente a soberania e a segurança do Estado, bem como a paz e a estabilidade na região.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado