Internacional
Avião P-8A Poseidon dos EUA cruza estreito de Taiwan após patrulha marítima da China
Uma aeronave de patrulha antissubmarino Boeing P-8A Poseidon da Marinha dos EUA cruzou o estreito de Taiwan, que separa a ilha de Taiwan da China continental, segundo um comunicado da Sétima Frota da Marinha dos EUA.
Na manhã de terça-feira (26), a Polícia Marítima da China relatou que a Guarda Costeira chinesa realizou patrulhas em águas próximas ao arquipélago de Kinmen (Quemói), controlado por Taiwan.
"Um P-8A Poseidon da Marinha dos EUA transitou pelo estreito de Taiwan no espaço aéreo internacional em 26 de novembro de 2024. Ao operar no estreito de Taiwan de acordo com a lei internacional, os Estados Unidos defendem os direitos e as liberdades de navegação de todas as nações", diz o comunicado da Sétima Frota.
Os militares estadunidenses também acrescentaram que suas ações demonstram o compromisso dos EUA com a abertura e a liberdade de movimento na região do Indo-Pacífico.
A Sétima Frota da Marinha dos EUA já tinha realizado ações similares em meados de setembro e abril.
Durante o voo em abril, os militares chineses disseram ter escoltado a aeronave dos EUA durante seu sobrevoo do estreito de Taiwan.
Pequim enfatizou que os militares chineses mantêm um alto grau de prontidão de combate para salvaguardar firmemente a soberania e a segurança do Estado, bem como a paz e a estabilidade na região.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior