Internacional
Lula parabeniza Yamandú Orsi por vitória no Uruguai e reforça integração regional
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou no domingo, 24, Yamandú Orsi, da Frente Ampla, pela vitória nas eleições presidenciais do Uruguai, segundo projeções. Em mensagem publicada no X (antigo Twitter), Lula destacou o caráter pacífico do pleito e a importância da integração regional.
"Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e pela integração regional", afirmou o presidente brasileiro.
Se confirmada, a vitória de Orsi representa o retorno da esquerda ao poder no Uruguai após cinco anos de governo do Partido Nacional, liderado por Luis Alberto Lacalle Pou.
Orsi, de 57 anos, recebeu apoio do ex-presidente José "Pepe" Mujica durante a campanha.
No segundo turno, disputado contra Álvaro Delgado, do Partido Nacional, a Frente Ampla conquistou a maioria dos votos após obter 44% no primeiro turno.
O pleito ocorreu de forma tranquila, com alta participação dos eleitores, e reforçou a tradição democrática do Uruguai.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados