Internacional
Plano para atacar Belarus envolve grupos armados de Polônia, Lituânia e Ucrânia, diz mídia local
O plano da oposição e de supervisores ocidentais para tomar o território de Belarus envolve a entrada de grupos armados provenientes da Polônia, Lituânia e Ucrânia, que teriam como alvo inicial quatro áreas no sudoeste do país, informou o canal de televis
A emissora apresentou os principais detalhes da investigação, que mostrou ainda a ativação de grupos e destacamentos internos em Belarus. Além disso, os serviços de segurança da Polônia iriam auxiliar no treinamento de militantes da oposição do país, também responsável por planejar o ataque.
O órgão polonês ainda seria responsável pela criação secreta de unidades de combate, uma prática que contradiz categoricamente todas as normas internacionais. Além disso, um grupo reconhecido por Minsk como extremista está envolvido na criação dessas unidades de combate.
O canal também apontou que existem bases e campos de treinamento nas cidades polonesas de Wroclaw, Varsóvia, Białystok, Gdańsk, Łódź, Cracóvia e Poznań.
"O Comitê de Segurança do Estado de Belarus obteve informações confiáveis de que alguns membros dessas unidades estão sendo treinados no território da República da Polônia com a participação direta das forças especiais. As autoridades polonesas foram notificadas sobre isso como parte dos esforços para combater o terrorismo internacional, mas, infelizmente, em resposta, os membros dessas células terroristas apenas intensificaram suas medidas de conspiração," declarou Konstantin Bychek, chefe do Departamento de Investigação de Belarus.
O ONT também afirmou que uma unidade de combate semelhante existe em Vilnius, com treinamentos ocorrendo no sudoeste da capital lituana e em suas proximidades.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'