Internacional
Brasil, Chile, Colômbia e México pedem em declaração ações para evitar escalada na Ucrânia
Os governos do Brasil, Chile, Colômbia e México fizeram um apelo conjunto nesta quarta-feira (20) para evitar a escalada da corrida armamentista e o agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia, segundo comunicado divulgado.
"Os governos do Brasil, Chile, Colômbia e México fazem um apelo urgente para evitar ações que intensifiquem a corrida armamentista e agravem o conflito entre a Federação da Rússia e a Ucrânia. Instamos todas as partes envolvidas a cumprir seus compromissos internacionais e a priorizar o diálogo e a busca pela paz na região", afirmou o comunicado publicado pelo Ministério das Relações Exteriores do México.
A declaração dos países latino-americanos foi feita após a decisão do governo norte-americano de permitir que a Ucrânia utilize mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA para realizar ataques profundos no território russo.
Vladimir Zelensky confirmou que o país recebeu autorização do Ocidente e anunciou a intenção de usar o equipamento militar.
Já na Rússia, foi decreto publicado pelo presidente Vladimir Putin sobre a nova política estatal do país de dissuasão nuclear.
De acordo com a lista atualizada de fundamentos para o uso de armas nucleares pela Rússia, Moscou poderá tomar essa medida em casos como: em resposta ao uso de armas nucleares ou outros tipos de armas de destruição em massa contra si ou seus aliados; e em caso de agressão contra a Rússia ou Belarus com o uso de armas convencionais que criem uma ameaça crítica à sua soberania.
A medida ainda inclui a utilização dos equipamentos se informações confiáveis indicarem um lançamento em massa de armas de ataque aéreo e espacial – incluindo aviões, mísseis de cruzeiro e drones – cruzando a fronteira russa.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados