Internacional
AIEA: Irã aceitou proposta para não expandir ainda mais estoque de urânio enriquecido
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que o Irã aceitou não expandir ainda mais as reservas de urânio enriquecido até 60%. Em discurso preparado para o Conselho de Governadores nesta quarta-feira, 20, ele diz que a Agência verificou que o país havia começado "a implementação de medidas preparatórias destinadas a interromper o aumento de seu estoque".
Grossi também mencionou que o Irã diz ter declarado todos os materiais nucleares, atividades e locais exigidos, mas que a declaração é "inconsistente" com as descobertas da Agência sobre partículas de urânio de origem antropogênica em locais não declarados do país.
O diretor da AIEA espera que as discussões entre ambas as partes continuem. "O Irã concordou em responder às preocupações da Agência relacionadas à retirada do Irã da designação de vários inspetores experientes da Agência", acrescentou.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro