Internacional
Suécia e Finlândia divulgam 'manuais de sobrevivência' para população em caso de guerra
A Suécia e a Finlândia, que recentemente abandonaram a neutralidade e se juntaram à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia , enviaram guias de preparação civil atualizados para seus cidadãos na última segunda-feira, 18, com instruções sobre como sobreviver à guerra.
Os guias são semelhantes aos da Dinamarca e da Noruega, embora nenhum mencione a Rússia pelo nome.
"Os suecos devem se preparar mentalmente para a possibilidade de guerra", afirmou, em janeiro, o ex-comandante-chefe militar da Suécia, general Micael Bydén.
A Suécia se juntou formalmente à Otan em março como o 32º membro da aliança militar transatlântica, quase um ano depois da Finlândia.
O guia sueco atualizado explica como responder a um ataque com armas nucleares, químicas ou biológicas. Em um dos trechos, ele diz o seguinte: "proteja-se da mesma forma que em um ataque aéreo. Abrigos fornecem a melhor proteção. Depois de alguns dias, a radiação diminui drasticamente."
"Não é segredo que a situação de segurança se deteriorou desde que o folheto anterior foi emitido em 2018", disse Carl-Oskar Bohlin, ministro da defesa civil, em uma entrevista a jornalistas no mês passado. A ilha sueca de Gotland, no Mar Báltico, fica a pouco mais de 300 quilômetros do enclave russo de Kaliningrado.
Na Finlândia, que compartilha uma fronteira terrestre de 1.340 quilômetros com a Rússia, o guia é compilado pelo governo, que enfatizou que "a preparação é uma habilidade cívica na atual situação global".
Os países nórdicos todos pedem que as pessoas armazenem água potável, comida enlatada, remédios, aquecimento, papel higiênico, dinheiro, lanternas e velas. E, se possível, mantenha o carro totalmente abastecido. A lista de verificação também inclui comprimidos de iodo, para o caso de um evento nuclear. / AP
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior