Internacional
A poucos metros da Cúpula do G20, manifestantes protestam contra mortes em Gaza e no Líbano (VÍDEOS)
Um protesto contra a guerra em Gaza e no Líbano foi convocado nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro. A ideia dos manifestantes era aproveitar a presença dos líderes mundiais na cidade para exercer pressão por um cessar-fogo.
A manifestação pró-Palestina foi realizada na área carioca da Cinelândia, região localizada a menos de 1 km de distância do Museu de Arte Moderna (MAM), onde está acontecendo a Cúpula de Chefes de Estado do G20. Inicialmente, os protestantes desejavam fazer uma passeata até o MAM, mas foram barrados pela polícia de se aproximar.
Entoando canções contrárias às mortes causadas pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), o movimento contou com a presença de partidos políticos, como o Partido da Causa Operária (PCO), movimentos sociais camponeses, indígenas e apoiadores da causa palestina.
Vindo de Nova York, o rabino Yisroel Dovid Weiss, membro do Neturei Karta, grupo judaico antissionismo, conversou com a Sputnik Brasil.
"Estamos aqui porque queremos que os líderes mundiais tenham clareza que o apoio ao Estado de Israel é o apoio a um genocídio."
Segundo o representante judeu, o Estado de Israel é "um movimento nacionalista" que data de 140 anos atrás. "É uma questão nacionalista puramente material."
"Não temos permissão para matar ou roubar. Como judeus, nunca. Desde a destruição do templo tentamos criar uma lei, tentamos criar a nossa própria soberania. Isso é inaceitável, de acordo com a religião judaica."
🗣❗️ 'O apoio ao Estado de Israel é um apoio a um genocídio', afirmam judeus antissionistas à Sputnik Brasil
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) November 18, 2024
Durante a manifestação pró-Palestina, representantes norte-americanos do Neturei Karta, grupo de judeus antissionistas, conversaram com a Sputnik Brasil.
"Viemos de Nova… pic.twitter.com/z5qu1dj0py
Para Weiss, os líderes mundiais foram "enganados por Israel", que se dizem ser os representantes mundiais do judaísmo. "É tudo mentira. É patentemente falso […]. Estamos implorando como representantes da religião judaica que eles entendam que estão sendo enganados", afirmou à reportagem.
"Não é antissemita parar esse genocídio. É antissemita o genocídio que está acontecendo."
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo