Internacional
Lula defende reforma da ONU e taxação de super-ricos na cúpula do G20
Baixar
A reforma da governança global entrou em definitivo na agenda do G20. Foi o que afirmou o presidente Lula na abertura da segunda reunião plenária de líderes do G20, na tarde desta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.


O presidente brasileiro voltou a defender uma reforma ampla da ONU, Organização das Nações Unidas, como parte dos esforços para remodelar o organismo multilateral.
“A omissão do Conselho de Segurança tem sido, ela própria, uma ameaça à paz e à segurança internacional. O uso indiscriminado do veto torna o órgão refém dos cinco membros permanentes. Do Iraque à Ucrânia, da Bósnia à Gaza, consolida-se a percepção de que nem todo o território merece ter sua integridade respeitada e nem toda a vida ter o mesmo valor.”
Lula argumentou ainda que os recentes impasses em torno de temas como o tratado de pandemias da Organização Mundial da Saúde e as discussões da COP16, a Conferência das Nações Unidas para biodiversidade de Kali, na Colômbia, mostram que “a diplomacia vem perdendo terreno para a intransigência”. Pregando o diálogo, afirmou também que "não deve haver debates interditados".
Outro tema central levantado pelo presidente Lula foi a necessidade de revisão "urgente" de regras e políticas financeiras que, segundo ele, afetam desproporcionalmente os países em desenvolvimento.
A reforma da governança global para resolução de conflitos é o terceiro eixo da presidência brasileira no G20. O primeiro é o combate à fome e às desigualdades; e o segundo, o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento às mudanças climáticas.
Internacional Presidente discursou na segunda reunião de líderes nesta segunda (18). Brasília 18/11/2024 - 19:43 Roberto Piza/ Izabella Silveira Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional G20 Cúpula G20 segunda-feira, 18 Novembro, 2024 - 19:43 2:32
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros
-
5CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'