Internacional
Lula quer convencer outros governos no grupo a adotarem o G20 Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que buscará "convencer" outros governos na presidência do G20 a "adotarem como prática" a Cúpula Social no grupo formado por 19 países e dois órgãos regionais. O presidente brasileiro esteve reunido mais cedo com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.
O chamado G20 Social foi anunciado por Lula na 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do G20, em Nova Délhi, na Índia.
"Eu vou convencer outros presidentes que vão presidir o G20 adotarem como prática fazer o G20 Social", disse em vídeo divulgado há pouco nas redes sociais. "Eu espero que se transforme em uma cultura do G20", complementa.
Lula relatou que houve convite ao presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para a participação da cerimônia de encerramento do G20 Social. Isso para "motivá-lo a fazer na África do Sul o G20 Social", afirmou.
A presidência sul-africana tem início, oficialmente, no dia 1º de dezembro. Na mensagem divulgada nas redes sociais, Lula disse que, além de dialogar com as próximas sedes do G20 para que adotem como prática a realização do G20 Social, haverá atenção para as demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
3ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
4BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo