Internacional
Nobel de Economia prevê 'muita retórica e caos' nos EUA com Trump no poder
A futura administração do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, vai falar muito sobre problemas políticos, no entanto ele não tem política para os resolver e o país vai se deparar com o caos e um populismo latino-americano, disse à Sputnik James Robins

"[Da administração Trump, deve-se esperar] muita retórica e caos. Trump realmente entende muitos descontentamentos políticos melhor do que os democratas, e é por isso que ele ganhou. Mas ele não tem uma política para resolver os problemas", disse Robinson que é professor de Estudos dos Conflitos Globais e diretor do Instituto Pearson para o Estudo e Resolução de Conflitos Globais da Universidade de Chicago.
Ele citou como exemplo a atitude de Trump em relação aos imigrantes.
"Por exemplo, acusações contra imigrantes. Os imigrantes não são responsáveis pelos problemas dos EUA, por isso a sua perseguição só trará tristeza e dor para as pessoas que são feitas vítimas", acrescentou o interlocutor da agência, chamando ao que está acontecendo agora nos EUA de "um tipo de populismo latino-americano e personalista".
De acordo com Robinson, os EUA continuam sendo a economia mais dinâmica do mundo e uma força motriz para a mudança tecnológica e a revolução digital. No entanto, segundo sua previsão, "desaceleração e inevitável desglobalização" são esperadas na economia mundial nos próximos anos.
Trump já havia ameaçado deportar imigrantes ilegais em massa e impor tarifas de 25% a 100% nas exportações mexicanas para os EUA se esse país latino-americano não travar o tráfego migratório, bem como o narcotráfico nos EUA.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B