Internacional
Especialista alerta sobre ameaça nuclear à Rússia a partir de base de defesa aérea na Polônia
As instalações de lançamento vertical Mk 41 VLS na nova base de defesa aérea dos EUA na Polônia são capazes de lançar mísseis de cruzeiro Tomahawk com capacidade nuclear atingindo parte significativa do território russo, disse à Sputnik Igor Korotchenko,
Nesse sentido, a Rússia, segundo ele, deve considerar a destruição da base como um alvo prioritário em caso de um confronto militar direto com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A base de defesa aérea Aegis dos EUA foi oficialmente inaugurada na quarta-feira (13) perto do povoado de Redzikowo, no norte da Polônia, a 165 quilômetros da fronteira com a Rússia.
De acordo com o especialista, o surgimento da nova base de defesa aérea significa que os EUA estão aumentando sua capacidade de interceptar os mísseis balísticos intercontinentais russos em um possível conflito militar.
"Além disso, os lançadores padrão Mk 41 VLS permitem, em teoria e na prática, carregar não apenas antimísseis SM-3, mas também mísseis de cruzeiro Tomahawk com ogivas convencionais e nucleares", disse Korotchenko.
Ele enfatizou que seria extremamente problemático descobrir essa substituição com antecedência por meio de meios técnicos de inteligência, o que exigiria fontes de agentes no próprio local, o que nem sempre é possível.
O especialista também observou que o antimíssil SM-3, em testes práticos, provou sua capacidade de destruir não apenas mísseis balísticos intercontinentais, mas também satélites em órbita baixa da Terra.
"Para a Federação da Rússia, há uma necessidade óbvia de considerar e ajustar parte de seus planos na esfera militar, inclusive a possibilidade de destruir a referida instalação na Polônia nas condições de um conflito real com a OTAN", ressaltou Korotchenko.
A base de defesa antimísseis dos EUA em Redzikowo é composta por um radar AN/SPY-1, lançadores Mk 41 VLS e mísseis antibalísticos SM-3.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro