Internacional
Trump diz que ainda não falou com Putin, mas devem conversar em breve
Em fala ao canal televisivo norte-americano NBC, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ainda não conversou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas que acredita que entrarão em contato em breve.
"Acredito que falaremos [com Putin]", disse Trump aos jornalistas.
Ele adicionou que já conversou com Vladimir Zelensky, mas não deu detalhes do teor da ligação com o político ucraniano.
Mais cedo, Vladimir Putin aproveitou sua fala no Clube Valdai de Discussões Internacionais para parabenizar Trump por sua vitória na corrida presidencial. "Aproveito esta oportunidade para parabenizá-lo [Trump] por sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América."
Putin disse também que não vê problemas em retomar contatos com Trump ou outros líderes ocidentais, mas lembrou que foi o Ocidente que cortou contato com a Rússia.
Em sua fala, Putin também disse que ficou impressionado com o comportamento de Trump na época do ataque a ele durante um comício de campanha.
"Não sei como ele se comportou na época do atentado contra sua vida, mas me impressionou. Ele se mostrou um homem corajoso."
A boa relação entre os dois estadistas foi alvo de críticas por parte da mídia norte-americana, que em vez de ver o pragmatismo de manter relações diplomáticas entre as duas potências, via no respeito de Trump por Putin um sinal de fraqueza.
Nesse sentido, Putin reconheceu que Trump foi atacado por todos os lados durante seu primeiro mandato, ao ponto de ter receio de "dizer uma palavra fora da linha".
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2BENEFÍCIO SOCIAL
Bolsa Família terá calendário especial de pagamentos em novembro e dezembro; confira as datas
-
3POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
4ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
5LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo