Internacional
Eleições nos EUA: candidatos buscam vitória em estados decisivos
Baixar
A poucos dias das eleições norte americanas, os estados decisivos na votação são o foco dos principais candidatos à casa branca: o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris.


Isso porque o processo eleitoral dos Estados Unidos é bem diferente do brasileiro. O candidato eleito nem sempre é o mais votado pelo povo.
O dia de votação oficial é só dia 5 de novembro, mas milhões de americanos já escolheram o candidato à presidência.
É que alguns estados têm votação antecipada e também recebem os votos pelo correio. Caso de Ohio, onde cédulas já são escaneadas pelas máquinas, mas os resultados só estarão disponíveis na noite da eleição.
A maioria dos votos nos Estados Unidos ainda é registrada em cédula de papel e ir às urnas não é obrigatório. Mas a forte presença dos eleitores na votação antecipada ocorre em meio a um cenário indefinido na disputa à Casa Branca.
Com um sistema de contagem diferente do brasil, o presidente eleito não é a pessoa que tem o maior número de votos no país. Os candidatos competem para ganhar as disputas nos 50 estados.
O voto é indireto, então quando os eleitores vão às urnas, eles escolhem qual candidato vai receber os votos do chamado colégio eleitoral.
Esse colégio eleitoral é formado por delegados, que são os representantes de cada estado. Quem for mais votado pela população, leva todos os delegados de um determinado local. São 538 no total. E para chegar à presidência, o candidato terá que conseguir pelo menos 270 delegados.
Por isso, estados-chave são o foco dos candidatos na reta final. São locais como Arizona, Michigan, Carolina do Norte e Georgia - que costumam ter uma votação apertada e contam muito para o resultado.
Apesar de toda a atenção estar voltada para quem ganhará a presidência, os eleitores também vão escolher os novos membros do Congresso, onde as leis são aprovadas. Votação importante para os americanos e que será acompanhada de perto pelo mundo.
Internacional No processo eleitoral estadunidense, nem sempre o mais votado é eleito Brasília 04/11/2024 - 12:15 Sheily Noleto / Fran de Paula Patrícia Maia - TV Brasil Eleições EUA Colégio Eleitoral estados decisivos kamala Harris Donald Trump segunda-feira, 4 Novembro, 2024 - 12:15 2:16
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior