Internacional
Premiê do Japão reconhece "resultado severo" após perder maioria parlamentar
O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, reconheceu o resultado difícil nas eleições deste domingo, após o partido governista, o Liberal Democrático (LDP), e seu parceiro de coalizão, Komeito, perder a maioria na câmara baixa do Parlamento do país.
"Os resultados até agora foram extremamente severos e nós os levamos muito a sério", disse Ishiba à emissora NHK. "Acredito que os eleitores estão nos dizendo para refletir mais e nos tornarmos um partido que corresponda às suas expectativas".
Se a maioria for perdida, disse Ishiba, o LDP ainda liderará uma coalizão governista e abordará políticas-chave, compilará um orçamento suplementar planejado e prosseguirá a reforma política.
Ele também indicou que o LDP está aberto a cooperar com grupos de oposição se isso corresponder às expectativas do público.
As pesquisas de boca de urna da NHK indicaram anteriormente que o LDP conquistará entre 153 e 219 assentos, uma queda acentuada em relação à confortável maioria de 247 que detinha anteriormente. O Komeito deve ganhar de 21 a 35 cadeiras.
Na manhã de segunda-feira (28), horário local, a apuração parcial apontava o LDP com 173 assentos e o Komei com 22, para um total de 195 assentos para a coalizão governista, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão, garantiu 137 assentos, disse a NHK.
Mais lidas
-
1MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
4DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior