Internacional
Primeiro voo com brasileiros repatriados do Líbano chega a São Paulo
Ao todo, 229 passageiros e três animais de estimação vieram da zona de conflito no Líbano; até agora, cerca de 3 mil pessoas pediram ajuda ao Itamaraty para deixar o país
O primeiro voo de repatriação de brasileiros vindos do Líbano chegou na manhã deste domingo (6) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, por volta das 10h26. O voo partiu de Beirute na tarde de sábado com 229 pessoas, sendo dez crianças de colo, e três animais domésticos. Os brasileiros repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, trouxe brasileiros resgatados da zona de conflito no Líbano. Em menos de três semanas, a campanha aérea de Israel no Líbano matou mais de 1.400 pessoas, feriu quase 7.500 e deslocou mais de um milhão de habitantes. A investida contra líderes do Hezbollah no país já é considerada a mais intensa fora da Faixa de Gaza em duas décadas, de acordo com o grupo britânico de monitoramento de conflitos Airwars.
Antes de o avião pousar, alguns familiares aguardavam na base aérea. A professora Rima Mahdi aguardava seu filho, de 21 anos, que estava no Sul do Líbano visitando familiares. Ela conta que a região onde o filho estava ficou sob ataque, num dia em que morreram 500 pessoas.
— Ele ficou preso mais de 14 horas a caminho de Beirute, com bastante bombardeio. Meu filho me ligava desesperado, dizendo que não sabia se veria mais a família. Chorei o tempo todo, e não só por caso do filho, mas da família, meus pais e outras pessoas que continuam lá — disse. — Meu filho só chora, falou que não tem mais Líbano, não tem mais a casa da minha irmã, dos meus pais.
O empresário Hicham Abou Hamze aguardava os sogros, que estavam no Líbano para visitar a família desde o ano passado. Ele foi à Base área com a sogra, o pai e os filhos. O empresário conta que os sogros precisaram se deslocar, emergencialmente, para uma cidade um pouco mais seguras.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados