Internacional
Macron diz que França está comprometida com a proteção de Israel
O presidente francês Emmanuel Macron disse que a França está comprometida com a proteção de Israel e "mobilizou seus recursos militares no Oriente Médio para combater a ameaça iraniana". A declaração foi divulgada pela presidência francesa nesta quarta-feira, 2.
O coronel Guillaume Vernet, porta-voz militar francês, não quis, no entanto, comentar sobre os recursos militares mobilizados depois que o Irã disparou uma série de mísseis contra Israel na terça-feira, dia 1º.
Macron também condenou o ataque do Irã a Israel "nos termos mais fortes" e apelou a todos os países envolvidos na "perigosa escalada de tensões" no Oriente Médio "para mostrarem a maior contenção".
Após os ataques balísticos o ministro das Relações Exteriores do Irã, que classificou o ato como "legítima defesa" sugeriu que os Estados Unidos e demais países não se envolvessem no conflito já que "confrontaremos e responderemos a qualquer terceiro que entre em qualquer operação contra nós em apoio ao regime sionista e teremos uma resposta esmagadora", disse o ministro.
Segundo os militares israelenses, o Irã disparou cerca de 180 mísseis, mas a maioria foi interceptada pela defesa aérea. Outros caíram no centro e no sul do país, acrescentaram. Fonte: Associated Press.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio