Internacional
Operadora da usina de Fukushima inicia teste para remover resíduos nucleares
Amostra ajudará a entender a situação dentro dos reatores danificados
A operadora da usina nuclear de Fukushima iniciou nesta terça-feira um teste para remover pequena quantidade de resíduos radioativos da central japonesa, devastada por um terremoto seguido de tsunami em 2011.
Fotos mostram interior do reator da usina nuclear de Fukushima danificado em 2011; veja
Drones capturam imagens do interior da usina nuclear de Fukushima; vídeo
A "operação piloto de extração", adiada no mês passado devido a problemas técnicos, vai se prolongar por duas semanas, informou a Tokyo Electric Power Company (Tepco). A pequena amostra que puder ser extraída ajudará a entender a situação dentro dos reatores danificados, um passo-chave para o desmantelamento da central de Fukushima Daiichi, atingida por um dos piores acidentes nucleares da História.
A usina abriga cerca de 880 toneladas de material radioativo, cuja remoção é o principal desafio do projeto de desmantelamento da central, que vai durar décadas.
Três dos seis reatores de Fukushima estavam em funcionamento quando ocorreu o tsunami, que destruiu seus sistemas de refrigeração e gerou resíduos tão radioativos que a Tepco precisou desenvolver robôs especiais para operar nessas condições.
Há quase um ano, a operadora começou a despejar no Oceano Pacífico a água acumulada no interior da usina, após um tratamento para eliminar quase todas as substâncias radioativas. A medida causou uma disputa diplomática com China e Rússia, que proibiram a importação de produtos marinhos do Japão.
Embaixador dos EUA no Japão elogia qualidade do peixe de Fukushima
Radioatividade é detectada em trabalhador de fábrica em Fukushima
Tóquio afirma que a descarga é segura, e tem o respaldo da agência de energia atômica da ONU.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados