Internacional

Hamas acusa Netanyahu de tentar frustrar trégua em Gaza

Grupo palestino acusa premier de Israel de tentar outro acordo de paz, mesmo já tendo acatado a proposta dos EUA

Agência O Globo - GLOBO 05/09/2024
Hamas acusa Netanyahu de tentar frustrar trégua em Gaza
Netanyahu

O Hamas acusou nesta quinta-feira Benjamin Netanyahu de tentar “frustrar” um acordo de trégua em Gaza, depois de o primeiro-ministro israelense ter dito que o grupo islâmico palestino “rejeitou tudo” nas negociações.

Netanyahu descartou acordo sobre reféns há semanas, e EUA expressam 'frustração' nos bastidores, diz jornal

A troca de acusações ocorreu no momento em que Netanyahu enfrenta uma pressão crescente para chegar a um acordo para libertar os reféns detidos pelo Hamas, depois de as autoridades israelenses terem anunciado a morte de seis reféns, cujos corpos foram recuperados de um túnel em Gaza.

Israel vira palco de protestos após descoberta de corpos de reféns em Gaza, e central sindical convoca greve geral

- Estamos tentando encontrar algum espaço para iniciar negociações - disse o primeiro-ministro na quarta-feira. - Eles recusam (…) dizem que não há o que falar - acrescentou.

Netanyahu afirma que as forças de Israel manterão o controle do corredor de Filadélfia, uma passagem fundamental na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, e prometeu que não cederá “às pressões sobre essa questão”.

O Hamas exige a retirada total das tropas israelenses desta área e afirmou na quinta-feira que a insistência de Netanyahu na área fronteiriça “procura frustrar um acordo”.

O grupo palestino afirma que um novo acordo é desnecessário porque já concordou há meses com uma proposta de trégua apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

“Não precisamos de novas propostas”, disse o Hamas no Telegram.

“Alertamos contra cair na armadilha de Netanyahu e nos seus enganos, que usa as negociações para prolongar a agressão contra o nosso povo”, acrescentou o Hamas no comunicado.