Internacional
Japão cancela voos e trens com aproximação de um novo tufão
Chegada do Ampil coincide com o feriado japonês 'obon', quando milhões de pessoas costumam viajar para suas cidades
 
								Centenas de voos e comboios de trens foram cancelados nesta quinta-feira no Japão, em pleno feriado, devido à aproximação de um novo tufão. O Ampil deverá passar pela região de Tóquio, com quase 40 milhões de habitantes, na noite desta quinta-feira (hora local), poucos dias depois de a tempestade tropical Maria ter despejado quantidades recordes de chuva.
Drone, robô e exoesqueleto: Japão exibe tecnologia futurista de salvação para desastres naturais; fotos
A companhia aérea ANA cancelou cerca de 280 voos locais, afetando mais de 60 mil passageiros, e a Japan Airlines suspendeu 191 voos locais e 26 voos internacionais, com 38.600 clientes afetados.
Grande parte do serviço da rede de trem-bala do Japão terá de ser cancelado também na sexta-feira, incluindo o movimentado trecho entre Tóquio e a cidade central de Nagoya.
No início de agosto: Vídeos mostram momento em que terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão
A chegada de Ampil coincide com o feriado japonês “obon”, quando milhões de pessoas visitam suas cidades natais. O tufão aproxima-se do arquipélago com rajadas de vento de até 180 quilômetros por hora.
Ampil – que significa tamarindo, na língua Khmer cambojana – deve retornar ao Pacífico no sábado e domingo após passar pelo Japão.
- Pedimos ao público que permaneça alerta aos avisos de evacuação e se prepare para procurar um local seguro - disse o ministro de Gestão de Desastres, Yoshifumi Matsumura, em entrevista coletiva.
A agência meteorológica japonesa alertou os moradores do Leste do país sobre possíveis rajadas violentas, inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
Os tufões no Pacífico estão se formando perto das zonas costeiras e intensificam-se mais rapidamente devido às alterações climáticas.
Mais lidas
- 
	
		1COMUNICAÇÃOTV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
- 
	
		2TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
- 
	
		3CONCURSOPaulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
- 
	
		4SEGURANÇATrês líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
- 
	
		5SERVIDORGoverno de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado