Internacional
Japão cancela voos e trens com aproximação de um novo tufão
Chegada do Ampil coincide com o feriado japonês 'obon', quando milhões de pessoas costumam viajar para suas cidades
Centenas de voos e comboios de trens foram cancelados nesta quinta-feira no Japão, em pleno feriado, devido à aproximação de um novo tufão. O Ampil deverá passar pela região de Tóquio, com quase 40 milhões de habitantes, na noite desta quinta-feira (hora local), poucos dias depois de a tempestade tropical Maria ter despejado quantidades recordes de chuva.
Drone, robô e exoesqueleto: Japão exibe tecnologia futurista de salvação para desastres naturais; fotos
A companhia aérea ANA cancelou cerca de 280 voos locais, afetando mais de 60 mil passageiros, e a Japan Airlines suspendeu 191 voos locais e 26 voos internacionais, com 38.600 clientes afetados.
Grande parte do serviço da rede de trem-bala do Japão terá de ser cancelado também na sexta-feira, incluindo o movimentado trecho entre Tóquio e a cidade central de Nagoya.
No início de agosto: Vídeos mostram momento em que terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão
A chegada de Ampil coincide com o feriado japonês “obon”, quando milhões de pessoas visitam suas cidades natais. O tufão aproxima-se do arquipélago com rajadas de vento de até 180 quilômetros por hora.
Ampil – que significa tamarindo, na língua Khmer cambojana – deve retornar ao Pacífico no sábado e domingo após passar pelo Japão.
- Pedimos ao público que permaneça alerta aos avisos de evacuação e se prepare para procurar um local seguro - disse o ministro de Gestão de Desastres, Yoshifumi Matsumura, em entrevista coletiva.
A agência meteorológica japonesa alertou os moradores do Leste do país sobre possíveis rajadas violentas, inundações, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.
Os tufões no Pacífico estão se formando perto das zonas costeiras e intensificam-se mais rapidamente devido às alterações climáticas.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas