Internacional
Vídeos mostram momento em que terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão
Ondas de até um metro estão previstas em algumas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu nesta quinta-feira as costas da ilha de Kyushu, no sul do Japão, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), e a agência de meteorologia local emitiu um alerta de tsunami. Diversos vídeos foram compartilhados nas redes sociais e mostram o momento em que os japoneses são surpreendidos nas ruas pelos tremores.
O potente sismo ocorreu às 16h42 (07h42 GMT) nas costas de Kyushu, a uma profundidade de 25 quilômetros, informou o USGS, que inicialmente reportou dois tremores consecutivos. "O erro foi corrigido. Apenas um evento foi registrado", indicou o Serviço Geológico.
Assista aos vídeos abaixo
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) relatou um sismo de magnitude 7,1 e emitiu um alerta de tsunami.
"Por favor, não entre no mar nem se aproxime da costa até que o alerta seja suspenso", informou a Agência na rede social X.
Não houve relatos imediatos de danos, mas o governo japonês informou em comunicado que criou um grupo de trabalho para coordenar a resposta aos sismos.
Uma hora após o terremoto, foram registradas ondas de 50 centímetros, 20 centímetros e 10 centímetros em alguns locais, indicou a JMA.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta para o risco de ondas perigosas em um raio de 300 quilômetros ao redor do epicentro.
O Japão está situado sobre quatro grandes placas tectônicas, no "Cinturão de Fogo" do Pacífico, e é um dos países com mais atividade sísmica no mundo.
Este arquipélago, que tem cerca de 125 milhões de habitantes, registra cerca de 1.500 sismos a cada ano, o que corresponde a cerca de 18% dos tremores que ocorrem no mundo.
A grande maioria dos sismos é leve, mas os danos variam de acordo com o local do epicentro e a profundidade.
As rigorosas normas de construção antissísmica permitem que até mesmo tremores potentes gerem poucos danos.
Em 1º de janeiro deste ano, mais de 200 pessoas morreram devido a um devastador terremoto que atingiu a península de Noto, às margens do Mar do Japão.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Joelson dos Oito Baixos leva o forró pé-de-serra ao Giro das Tradições nesta terça-feira (22)
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3CULTURA
Rick e Renner: dupla que atravessou quatro décadas e teve separações e polêmicas ao longo da carreira
-
4INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações autoriza novos canais de TV aberta em dois municípios de Alagoas
-
5CULTURA
Cantor Rick, da dupla com Renner, ostenta mansões nos Estados Unidos e interior de São Paulo; conheça