Internacional
União Europeia não reconhece resultados da eleição presidencial na Venezuela
Bloco europeu também solicita uma verificação independente das atas para resolver o conflito e insta as autoridades a respeitar os direitos de reunião, expressão e protesto dos cidadãos
A União Europeia não reconheceu os resultados das eleições venezuelanas, realizadas no último domingo, e das quais o presidente Nicolás Maduro foi proclamado vitorioso. Em comunicado, o bloco europeu diz que aceita a veracidade das atas publicadas pela oposição liderada por María Corina Machado, afirmando que o candidato opositor "Edmundo González Urrutia parece ser o vencedor por uma maioria significativa".
O bloco também solicita uma verificação independente das atas para resolver o conflito e insta as autoridades a respeitar os direitos de reunião, expressão e protesto dos cidadãos.
"Apesar do seu próprio compromisso, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não publicou as atas oficiais de votação dos colégios eleitorais. Sem provas que as respaldem, os resultados publicados em 2 de agosto pelo CNE não podem ser reconhecidos", disse o comunicado. "Qualquer tentativa de adiar a publicação integral das atas oficiais de votação apenas aumentará as dúvidas sobre a credibilidade dos resultados oficialmente divulgados."
*Em atualização.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12