Internacional
Repressão na Venezuela: Presidente da Assembleia Nacional pede prisão de líderes da oposição
Jorge Rodríguez, que também é chefe de campanha de Maduro, recorreu ao Ministério Público nesta terça e voltou a acusar María Corina Machado e Edmundo González de fascistas
Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e chefe de campanha do presidente Nicolás Maduro, pediu ao Ministério Público nesta terça-feira que prenda a líder da oposição, María Corina Machado, e seu candidato, Edmundo González, a quem acusou mais uma vez de serem fascistas.
— Com o fascismo não há diálogo, eles não recebem benefícios processuais, não são perdoados —afirmou diante do Parlamento controlado pelos chavistas. — As leis são aplicadas a eles e o Ministério Público tem de agir não apenas com os bandidos viciados em drogas que são pagos para aterrorizar, mas também com seus chefes. E não estou me referindo apenas a María Corina Machado, mas também a Edmundo González, porque ele é o chefe da conspiração fascista.
Durante a campanha, González foi constantemente atacado por altos funcionários do governo, mas esta é a primeira vez que pediram que ele fosse preso.
— Ele sabia de tudo isso, seu comando não era sobre campanha, mas sobre ação violenta — acrescentou Rodríguez.
Durante a sessão, o deputado Diosdado Cabello, vice-presidente do chavista Partido Socialista da Venezuela (PSUV), também se pronunciou, ameaçando mais prisões após a do líder da sigla de oposição Voluntad Popular, Freddy Superlano, na manhã desta terça-feira.
Cabello disse que, além das 730 prisões informadas pela procuradoria-geral da República nesta manhã, há dez líderes da oposição que estão na mira do sistema judiciário chavista.
— Já temos dez líderes que serão detidos — afirmou. — Temos as conversas e comunicações, seja qual for seu nome, seja qual for seu sobrenome, eles serão presos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12