Internacional

Meteoro é visto cortando os céus de Nova York: moradores relatam tremores e Nasa confirma fenômeno

A agência espacial diz que um provável meteoro passou sobre a Estátua da Liberdade antes de se desintegrar acima da cidade

Agência O Globo - EXTRA 17/07/2024
Meteoro é visto cortando os céus de Nova York: moradores relatam tremores e Nasa confirma fenômeno
Meteoro é visto cortando os céus de Nova York: moradores relatam tremores e Nasa confirma fenômeno - Foto: Reprodução/internet

Um meteoro sobrevoou a Estátua da Liberdade, na cidade de Nova York, antes de se desintegrar cerca de 30 quilômetros acima do centro de Manhattan na manhã da terça-feira, de acordo com o NASA's Meteor Watch (Observatório de Meteoros na Nasa) em uma publicação no Facebook. Os novaiorquinos inundaram as redes sociais com imagens de uma bola de fogo cortando os céus, descrevendo a sensação de tremor e o som de um forte estrondo.

Pesca com ímã: casal 'fisga' cofre com US$ 100 mil em dinheiro no fundo de lago em Nova York

Caiu no metrô de Nova York: Policiais salvam homem que passou mal e caiu sobre os trilhos

A Nasa estima que o pedaço de detrito espacial passou sobre a cidade em plena luz do dia e foi avistado pela primeira vez a uma altitude de 49 milhas acima de Upper Bay, que fica ao norte da Baía de Nova York. Contudo, o observatório ressaltou que a estimativa era “grosseira e incerta”, pois se baseava em relatos de testemunhas e não havia dados de câmeras ou satélites disponíveis no momento.

Segundo a agência espacial, as bolas de fogo são meteoros excepcionalmente brilhantes e espetaculares o suficiente para serem vistos em uma área muito ampla. As bolas de fogo à luz do dia são muito raras. O observatório acrescentou que a atividade militar nas proximidades também poderia ser responsável pelo tremor ou estrondo relatado por alguns moradores.

No entanto, relatos de sons e tremores incomuns também vieram do sul do estado de Nova Jersey, e de bairros como o Queens e Brooklyn, de acordo com o Gerenciamento de Emergências de Nova York (NYCEM, em inglês).

O diretor executivo de informações públicas do NYCEM, Aries Dela Cruz, escreveu na rede social X que o Gerenciamento de Emergências não recebeu relatos de danos ou ferimentos relacionados ao evento:

Imagens de uma câmera de segurança enviada à Sociedade Americana de Meteoros (AMS, em inglês) mostraram um clarão brilhante no céu de Wayne, uma cidade de Nova Jersey, vizinha de Nova York. A AMS recebeu um total de 43 relatos de testemunhos ligados ao meteoro, segundo seu site.

A AMS recebe centenas de relatos de bolas de fogo todos os anos. Robert Lunsford, coordenador de relatórios de bolas de fogo da Sociedade, disse ao jornal local, The City, de Nova York, que suspeitava que a bola de fogo de terça-feira era “provavelmente do tamanho de uma bola de praia”.