Internacional
Bolívia anuncia descoberta de mega campo de gás natural, com 48 bilhões de m²
Maioria do gás do país é exportado para Brasil e Argentina; venda ao exterior foi principal fonte de renda da Bolívia até 2021, quando acabou sendo superada pela exportação de ouro
A Bolívia descobriu um mega campo de gás natural, de 48 bilhões de m² (ou 1,7 TCF, sigla em inglês de trilhão de pé cúbico), a descoberta “mais importante” deste hidrocarboneto desde 2005, anunciou nesta segunda-feira o presidente Luis Arce, sem especificar, no entanto, o quanto aumentarão as reservas de combustíveis no país, uma vez que a petrolífera estatal YPFB está em fase de contratação de uma consultoria para realizar estudos de reservas provadas e prováveis.
Leia também: Brasil e Bolívia assinam acordo para elevar geração da hidrelétrica de Jirau
Mercosul: Bolívia é incorporada como membro pleno do grupo
“Com quase 50 milhões de dólares de investimento em nosso governo, descobrimos um megacampo” no norte do departamento de La Paz, disse o presidente durante um evento público.
Até 2019, a Bolívia tinha 8,95 TCF, a grande maioria destinada ao Brasil e à Argentina. Em 2018, o país atingiu um limite máximo de reservas provadas de 10,45 TCF. As exportações de gás foram a principal fonte de renda da Bolívia até 2021, quando foram substituídas pelas exportações de ouro.
O próprio Arce reconheceu que o seu país enfrenta uma queda na produção de gás porque parou de explorar e reabastecer as suas reservas durante uma década. Segundo dados da petrolífera estatal YPFB, a Bolívia produz atualmente 35 milhões de metros cúbicos por dia (mmcd) de gás, despacha de 4 a 5 milhões de mcd para os argentinos, cerca de 18 milhões de mcd para o Brasil e cerca de 12 milhões de mcd para o seu mercado interno.
O declínio da atividade do gás fez com que a Bolívia consumisse as suas reservas monetárias para apoiar a importação de gasóleo e gasolina e, consequentemente, uma perda de dólares no sistema bancário.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12