Internacional
Lewandowski sobre atentado a Trump: aumento de armas em poder dos cidadãos coloca em xeque a democracia
No sábado, Lula disse que ataque é 'inaceitável' e deve ser 'repudiado veementemente'
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, classificou o atentado contra o ex-presidente americano Donald Trump como "lamentável" e reiterou suas críticas ao acesso a armas e munições por civis. Para ele, o trágico episódio deste fim de semana mostra como a facilitação da posse de armamento traz riscos à sociedade em diversas frentes.
Assista: Novo vídeo mostra momento em que jovem abre fogo contra Donald Trump e é morto segundos depois
Infográfico: Veja o passo a passo do atentado contra Donald Trump em comício eleitoral na Pensilvânia
— O aumento indiscriminado de armas de fogo em poder dos cidadãos comuns não representa apenas um risco para a segurança pública, mas coloca em xeque a própria democracia, como demonstra o lamentável atentado cometido contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump em plena campanha pela reeleição — disse o ministro ao GLOBO.
Diversas autoridades já se manifestaram sobre o atentado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos primeiros a se pronunciar. Ele afirmou que o atentado é "inaceitável" e deve ser "repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política".
Trump foi alvo de tiros enquanto falava num evento de campanha neste sábado. O republicano se feriu, mas sobreviveu ao atentado.
O atirador foi morto no local. Autoridades americanas encontraram explosivos no carro do homem que teria tentado assassinar Trump, informou o jornal Wall Street Journal com base em conversas com pessoas que acompanham as investigações.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12