Internacional
Um dia após atentado, Trump confirma presença em convenção republicana que terá segurança reforçada
Ex-presidente vai viajar neste domingo para Milwaukee, em convenção que irá oficializá-lo como candidato à presidência

Um dia depois de ser alvo de uma tentativa de assassinato, o ex-presidente Donald Trump confirmou que irá comparecer à Convenção Nacional Republicana que começa nesta segunda-feira em Milwaukee, no estado de Wisconsin.
Em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, Trump disse que considerou adiar a viagem em dois dias, mas que decidiu que não poderia “permitir que um ‘atirador’ ou potencial assassino” forçasse “uma mudança na programação”. “Portanto, irei para Milwaukee, conforme programado, às 15h30, hoje”, completou o ex-presidente.
A mensagem de Trump vem horas depois de, ainda na noite de sábado, autoridades do partido republicano confirmarem a presença dele no evento. "O presidente Trump está ansioso para se juntar a todos vocês em Milwaukee enquanto prosseguimos com nossa convenção para nomeá-lo para servir como o 47º presidente dos Estados Unidos", afirmaram, em nota divulgada horas após o atentado.
Em uma declaração à imprensa neste domingo, o presidente Joe Biden afirmou que a segurança do evento será reforçada e que ordenou uma revisão dos protocolos para a convenção. Biden acrescentou que se empenhou em fornecer a Trump todos os recursos do Serviço Secreto que o ex-presidente e sua equipe solicitassem.
— Tenho sido consistente em minhas orientações ao Serviço Secreto para fornecer a ele todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessários para garantir sua segurança contínua — disse o democrata.
Diante dos questionamentos sobre os protocolos adotados pelo Serviço Secreto no comício da Pensilvânia, em que um atirador disparou contra Trump e matou um homem que participava do evento, Biden afirmou que ordenou uma “revisão independente” sobre o ataque.
Essa foi a segunda vez que Biden se pronunciou desde o atentado contra Trump, que será confirmado seu oponente na disputa eleitoral de novembro. O presidente também irá realizar às 20h (horário de Washington) um pronunciamento à nação.
Os preparativos para convenção republicada já estavam sendo realizados em Milwaukee para um esquema de segurança que lidasse com milhares de manifestantes. Com uma marcha convocada para segunda-feira, a cidade havia solicitado apoio policial de Wisconsin e Chicago.
O local principal da convenção é o Fiserv Forum, uma arena no centro da cidade. A convenção também terá eventos paralelos em outros dois pontos da cidade.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF