Internacional

Lula se reúne com presidente da Bolívia em Santa Cruz de La Sierra

Presidente brasileiro desembarcou no país nesta segunda, após participar de reunião do Mercosul

Agência O Globo - GLOBO 09/07/2024
Lula se reúne com presidente da Bolívia em Santa Cruz de La Sierra
Lula se reúne com presidente da Bolívia em Santa Cruz de La Sierra - Foto: Reprodução- agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta nesta terça-feira com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O encontro ocorre na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde Lula desembarcou na noite dessa segunda-feira. Antes, os dois presidentes participaram da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, onde Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco.

Além de reuniões ampliadas e fechadas, Lula e Arce irão falar à imprensa no início da tarde. A agenda de Lula também prevê encontro com movimentos sociais e participação em um fórum empresarial.

Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho neste terceiro mandato.

A Bolívia passa por uma situação econômica difícil. Na visita de Lula, também serão discutidos acordos nas áreas de gás natural, energia, infraestrutura, saúde e o combate ao tráfico de pessoas.

No último dia 26 de junho, Arce convocou os bolivianos a se mobilizar contra uma tentativa de "golpe de Estado" e nomeou um novo comando militar horas depois denunciar "mobilizações irregulares" de militares em frente ao Palácio Quemado, a sede presidencial em La Paz, na Praça Murillo.

Em meio à movimentação das tropas, Arce anunciou o general José Wilson Sánchez Velázquez como novo comandante das Forças Armadas, sucedendo ao general Juan José Zúñiga, que foi preso após liderar o levante fracassado.