Internacional

Lula chega à Bolívia e diz que tentativa de golpe no país é 'imperdoável'

Presidente brasileiro desembarca no país para reuniões e assinaturas de acordos com boliviano Luis Arce

Agência O Globo - GLOBO 09/07/2024
Lula chega à Bolívia e diz que tentativa de golpe no país é 'imperdoável'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 8, que a tentativa de golpe militar fracassada na Bolívia é "imperdoável". Lula chegou ao país na noite desta segunda para reuniões com o presidente boliviano, Luis Arce, ao longo de amanhã.

No último dia 26 de junho, Arce convocou os bolivianos a se mobilizar contra uma tentativa de "golpe de Estado" e nomeou um novo comando militar horas depois denunciar "mobilizações irregulares" de militares em frente ao Palácio Quemado, a sede presidencial em La Paz, na Praça Murillo.

Em meio à movimentação das tropas, Arce anunciou o general José Wilson Sánchez Velázquez como novo comandante das Forças Armadas, sucedendo ao general Juan José Zúñiga, que foi preso após liderar o levante fracassado.

— A tentativa de golpe é imperdoável. O povo boliviano garantiu a democracia (...) é inimaginável pensar em 2024 que você vai resolver algo dando golpe — comentou Lula a jornalistas após desembarcar no país.

Na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Lula tem reuniões com Arce, e diz estar "à disposição", também, para conversar com o ex-presidente Evo Morales, principal adversário do atual mandatário.

— Minha ida a Santa Cruz de la Sierra é um voto de confiança. Estou muito feliz que o golpe não deu certo na Bolívia e vamos aguardar que o processo eleitoral defina o presidente da República — declarou o presidente após a cúpula do Mercosul, no Paraguai, nesta segunda-feira.

A Bolívia passa por uma situação econômica difícil. Na visita de Lula, também serão discutidos acordos nas áreas de gás natural, energia, infraestrutura, saúde e o combate ao tráfico de pessoas.