Internacional
Morre Mirta Díaz-Balart, primeira mulher de Fidel Castro e mãe de um de seus filhos
Notícia foi dada pelo neto, Fidel Antonio Castro Smirnov
A primeira mulher de Fidel Castro, Mirta Díaz-Balart, morreu aos 95 anos, anunciou este sábado (6) o seu neto, Fidel Antonio Castro Smirnov, na sua conta na rede social X. “Rodeada de muito amor, partiu minha querida avó Mirta Díaz-Balart Gutiérrez. Uma grande mulher está nos deixando”, disse o neto do histórico líder cubano, acompanhando sua mensagem com fotografias de família onde é visto com sua avó.
Preparação para 'pior cenário': Após destruição no México, Beryl retoma força rumo aos EUA e gera alerta de 'inundações perigosas'
Vídeo: Ciclista que parou para beijar a mulher durante prova é multado por 'prejudicar imagem do esporte'
Mirta Díaz-Balart, que vivia na Espanha, era mãe de Fidel Castro Díaz-Balart, conhecido como "Fidelito", filho mais velho de Fidel Castro, que morreu em 2018. Filha de um político cubano dos anos 1940, Mirta Díaz-Balart casou-se com Fidel Castro em 1948, e se divorciou em 1955. A batalha pela guarda da criança, finalmente vencida por Fidel Castro, deu origem a uma verdadeira saga cheia de reviravoltas.
Após a vitória da revolução cubana, em 1959, Mirta Díaz-Balart teve que exilar-se. Ainda hoje, a família Díaz-Balart continua sendo um dos pilares do exílio cubano radicado em Miami, nos EUA. Um dos sobrinhos de Mirta e primo de Fidelito é o representante republicano americano Mario Díaz-Balart, um feroz ativista anti-Castro.
Fidel Castro (1926-2016) teve pelo menos sete filhos de quatro mulheres diferentes. Com sua última companheira, Dalia Soto del Valle, teve cinco filhos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados