Internacional
Incêndios na Grécia: 13 presos acusados de lançar fogos de artifício de um iate
Isso acontece em meio a um momento em que o país se prepara para um verão que promete ser difícil. No ano passado, uma onda de calor causou uma série de incêndios e 20 mortes
Treze pessoas foram presas na ilha de Hydra, na Grécia, acusadas de começar um incêndio florestal após lançar fogos de artifício de um iate nesta sexta-feira. O país europeu vem sendo devastado por uma série de incêndios florestais desde a última semana, que já causaram uma morte.
Neste sábado, outro incêndio foi registrado na ilha de Andros, levando à evacuação de quatro vilarejos na região e mobilizando aviões e helicópteros para combater as chamas.
A Grécia endureceu as penas para incêndio criminoso. Agora, culpados podem enfrentar até 20 anos de prisão e uma multa de 200 mil euros (o que corresponde a cerca de R$ 1,1 milhão).
O país está se preparando para o que pode ser um verão difícil, com autoridades alertando que os ventos fortes e as altas temperaturas trazem um "risco muito alto" de incêndios florestais. Na semana passada, os termômetros chegaram a marcar acima de 44ºC em algumas regiões da Grécia, em uma forte onda de calor.
No ano passado, uma série de incêndios e 20 mortes foram registrados durante uma onda de calor de duas semanas na Grécia. Segundo a BBC, as queimadas em áreas florestais levaram à prisão de outras 79 pessoas em 2023.
O prefeito de Hydra expressou indignação com o episódio e prometeu ação legal contra os responsáveis. Ele também disse que as autoridades precisam criar mais zonas anti-incêndio e estradas através das florestas.
Os bombeiros de Hydra afirmaram que o incêndio queimou a única floresta de pinheiros da ilha, em um local de difícil acesso, que não possui estrada. O socorro só pôde ser feito com o auxílio de uma embarcação marítima.
Segundo informações da BBC, os responsáveis pelo incêndio terão uma audiência com a promotoria grega neste domingo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado