Internacional
Tailândia vai reconhecer casamento entre pessoas do mesmo sexo

O Senado da Tailândia aprovou a redação final de uma lei de igualdade de casamento, nesta terça-feira (18), abrindo caminho para que o país se torne o primeiro do Sudeste Asiático a reconhecer casais do mesmo sexo.


O projeto de lei, resultado de mais de duas décadas de esforços de ativistas, foi apoiado por maioria esmagadora de parlamentares na câmara alta.
Notícias relacionadas:
- STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva.
- Violência contra pessoas LGBTQIA+ em SP cresce 970% em oito anos.
A lei, que precisa da aprovação real, entrará em vigor 120 dias após ser publicada no Diário Oficial, o que significa que os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo poderão ocorrer ainda este ano.
"Hoje comemoramos outro marco significativo na jornada da nossa Lei do Casamento Igualitário", disse o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, em mensagem no X.
"Continuaremos nossa luta pelos direitos sociais para todas as pessoas, independentemente de seu status."
Os defensores da causa LGBT consideraram a medida um "avanço monumental", uma vez que a Tailândia será a primeira nação do Sudeste Asiático a promulgar a legislação sobre casamento igualitário e a terceira na Ásia, depois do Nepal e de Taiwan.
"Estamos muito orgulhosos de fazer história", disse Plaifah Kyoka Shodladd, membro do comitê parlamentar sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo.
"Hoje o amor triunfou sobre o preconceito. Depois de lutar por mais de 20 anos, hoje podemos dizer que este país tem igualdade no casamento."
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF