Internacional
Arquivo alemão restaura objetos pessoais de parentes de vítimas do nazismo
Organização têm trabalhado desde 2016 para localizar os descendentes das vítimas do campo e devolver os seus itens pessoais para honrar a sua memória

Um arquivo alemão devolveu nesta terça-feira um relógio, brincos e outros itens pessoais a familiares de vítimas do nazismo na Polônia, como parte de uma campanha para homenagear pessoas que morreram em campos de concentração. Os objetos foram devolvidos durante uma cerimônia em Varsóvia pelos Arquivos Arolsen, centro que documenta os crimes cometidos pelo regime nazista e o destino das vítimas.
China: quatro professores de faculdade dos EUA são esfaqueados, e um suspeito é preso
Este centro tem à sua disposição cerca de 30 milhões de documentos, incluindo documentos da SS e da Gestapo, registros de campos de concentração e centenas de envelopes contendo pertences pessoais dos prisioneiros.
Como parte da campanha #StolenMemory, os Arquivos Arolsen têm trabalhado desde 2016 para localizar os descendentes das vítimas do campo e devolver os seus itens pessoais para honrar a sua memória.
“Cada família encontrada e cada objeto devolvido é uma porta para reconstruir o destino das vítimas e restaurar a sua memória”, afirmou o centro em um comunicado de imprensa.
'Joia arqueológica': amigos saem para pescar e encontram por engano um crânio de golfinho de 5000 anos na Argentina
O evento na capital polonesa teve lugar poucas semanas antes do 80º aniversário da revolta de Varsóvia contra a ocupação nazi, em agosto de 1944. Os itens devolvidos na terça-feira pertenciam a dois civis polacos detidos pelos nazis durante a revolta e enviados para campos de concentração.
Mais de 16 mil participantes morreram durante a revolta, juntamente com cerca de 150 mil civis poloneses. Este ano, os Arquivos Arolsen pretendem devolver mais de 100 objetos pertencentes a pessoas deportadas de Varsóvia durante a revolta.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF