Internacional
Coreia do Sul dispara tiros de advertência contra soldados norte-coreanos que cruzaram a fronteira
Incidente ocorreu no domingo e não houve novos distúrbios após o caso
Soldados sul-coreanos dispararam tiros de advertência depois que militares norte-coreanos cruzaram brevemente a fronteira entre os dois países, informou o Estado-Maior Conjunto de Seul, nesta terça-feira.
"Alguns soldados norte-coreanos que trabalhavam na DMZ (zona fronteiriça desmilitarizada) cruzaram brevemente a Linha de Demarcação Militar. Depois que nossos militares transmitiram mensagens e dispararam tiros de advertência, eles recuaram em direção ao norte", disse o Estado-Maior, em um comunicado.
O incidente ocorreu nesse domingo, 9 de junho. “Além da retirada imediata dos soldados norte-coreanos, após os nossos disparos de alerta, nenhum movimento incomum foi observado”, acrescentou.
As relações entre as duas Coreias atravessam um dos momentos mais tensos dos últimos anos.
Nas últimas semanas, a Coreia do Norte lançou centenas de balões carregados de lixo, como pontas de cigarro, papel higiênico e fezes, contra seu vizinho do Sul, em retaliação a outros balões enviados por ativistas sul-coreanos que transportavam propaganda anti-Pyongyang.
O governo sul-coreano suspendeu este mês um acordo militar de 2018, criado para reduzir as tensões e retomou as transmissões de propaganda em alto-falantes ao longo da fronteira. O Norte acusou Seul de criar “uma nova crise”.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados