Internacional
Secretário-geral da ONG Repórteres Sem Fronteiras morre aos 53 anos
Morre Christophe Deloire foi vítima de 'câncer fulminante', de acordo com a organização de defesa da liberdade de imprensa

O secretário-geral da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Christophe Deloire, morreu neste sábado aos 53 anos vítima de "um câncer fulminante", anunciou a organização de defesa da liberdade de imprensa. Deloire, no cargo desde 2012, transformou a RSF "em uma campeã da defesa do jornalismo durante 12 anos", afirmou a ONG em um comunicado.
"Foi um defensor incansável, em todos os continentes, da liberdade, da independência e do pluralismo do jornalismo, em um contexto de caos informativo", acrescentou a nota da organização, com sede em Paris. "O jornalismo foi a luta da sua vida, na qual trabalhou com convicção inabalável".
A RSF, fundada por quatro jornalistas em 1985 em Montpellier, no sul da França, tornou-se uma referência na defesa da liberdade de imprensa e do direito à informação no mundo. Desde 2002, a ONG publica um relatório anual sobre os abusos cometidos contra jornalistas em 180 países. Anualmente, a organização denuncia obstáculos à liberdade de informação no mundo e ajuda jornalistas presos ou ameaçados com assistência jurídica, empréstimo de coletes à prova de balas e subsídios, além de cobranças a governos e instituições.
Deloire, que dirigiu uma das grandes escolas de jornalismo de Paris e trabalhou durante anos nos meios de comunicação locais, exigiu, entre outros casos, a verdade sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi em Istambul e denunciou os contínuos ataques à liberdade de imprensa na Rússia.
A RSF também descreveu o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, como "predadores" da liberdade de imprensa.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé