Internacional
Hungria e China assinam acordos de cooperação estratégica, após visita de Xi Jinping ao país
A Hungria e a China assinaram uma série de novos acordos nesta quinta-feira, 9, para aprofundar sua cooperação econômica e cultural durante uma visita do presidente chinês Xi Jinping ao país da Europa Central, uma viagem destinada a solidificar a presença econômica da China na região.
As autoridades húngaras e chinesas concluíram um acordo de parceria estratégica e assinaram 18 outros acordos e memorandos de entendimento, mas nenhum investimento importante foi anunciado durante a coletiva de imprensa realizada após as conversas.
Xi e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, conversaram na capital Budapeste como parte da última parada do líder chinês em uma viagem europeia de cinco dias, que também passou pela Sérvia e pela França. Orbán elogiou a "amizade contínua e ininterrupta" entre os dois países desde o início de seu mandato em 2010 e prometeu que a Hungria continuaria a receber mais investimentos chineses.
Pequim investiu bilhões na Hungria e vê o membro da União Europeia como um importante ponto de apoio dentro do bloco comercial de 27 membros. A Hungria possui diversas fábricas de produção de baterias chinesas para veículos elétricos (EVs) e anunciou em dezembro que receberá a primeira fábrica da montadora chinesa BYD na Europa, além de participar de um projeto ferroviário da iniciativa "Belt and Road" para conectar o país ao porto de Pireu, na Grécia.
Também na coletiva, Xi afirmou que ele e Orbán concordaram que a Belt and Road "é altamente consistente com a estratégia húngara de abertura para o leste" e promove as relações entre a União Europeia e a China.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
5FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé