Internacional
No Reino Unido, população é convocada a dançar para que as minhocas saiam debaixo da terra
Em projeto inusitado para reavaliar a saúde do solo, instituição ambiental quer reunir 'encantadores' em busca de recontagem da espécie
A Soil Association, uma instituição de caridade voltada para o meio ambiente, quer reavaliar a saúde do solo em todo o Reino Unido por meio de um mapa que indique a quantidade de minhocas em cada pedaço de chão. Mas no processo de recontagem, ainda neste mês, foi proposta uma dinâmica um pouco diferente: eles pedem que as pessoas dancem no solo, molhem a terra com água ou usem as vibrações de um garfo de jardim para atrair os anelídeos.
Com os dados que serão coletados, os especialistas pretendem mostrar onde está o solo mais saudável e com maior biodiversidade, além de identificarem os que estejam necessitados de ajuda. As minhocas são vitais para a terra, já que produzem um muco pegajoso que as une e torna o solo até 90% mais eficaz na absorção de água. Isso ajuda a evitar inundações no terreno. No entanto, devido aos pesticidas, à drenagem excessiva e à utilização de fertilizantes inorgânicos, a população de minhocas está ameaçada.
— Pode parecer maluco, mas dançar na terra pode ajudar a ciência. Encantar minhocas é divertido e um pouco surreal, mas cientistas e agricultores usam contagens de minhocas para entender a saúde do solo. Dependemos dos solos para 95% da nossa produção alimentar, e eles retêm mais carbono do que a atmosfera; por isso, é crucial sabermos o que se passa debaixo da terra e os vermes ajudam-nos a dizer isso — afirmou o especialista em minhocas da Soil Association, Alex Burton, ao jornal inglês The Guardian.
Segundo ele, os dados obtidos para o mapa vão ajudar a compreender melhor a saúde dos solos em jardins, loteamentos e espaços verdes em todo o Reino Unido. Isso mostrará onde esses solos precisam de ajuda para restaurar a quantidade de minhocas.
— As minhocas estão nas nossas notícias, nos nossos filmes e nos nossos jardins, onde as crianças adoram descobri-las. Estamos pedindo às pessoas para que se tornem cientistas cidadãos, se não encontrarem tantos como esperavam, temos muitos conselhos para os ajudar a melhorar o solo — completa.
A instituição de caridade está trabalhando com o campeonato de encantamento de minhocas de Falmouth, que distribuirá prêmios para os anelídeos "mais encantados" e as formas mais criativas de seduzi-los das profundezas. Pode demorar apenas meia hora para encontrar as minhocas e requer apenas um pequeno pedaço de terra, para que o trabalho possa ser feito em jardins, fazendas ou parques locais.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
5JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia