Internacional
Nove militares morrem após queda de helicóptero na Colômbia
MI-17 de fabricação russa 'estava realizando missão de abastecimento' quando caiu no chão; entre a tripulação, havia um coronel e oito patentes intermediárias
Nove soldados morreram no norte da Colômbia em decorrência de um acidente de helicóptero quando viajavam para o departamento de Bolívar (norte), onde o Exército enfrenta o maior cartel de cocaína. As informações foram confirmadas nesta segunda-feira pelas autoridades locais.
Uruguai: José Mujica revela que tem um tumor no esôfago: 'A vida é bela, mas se desgasta'
Leia também: Equador entra com ação contra México na Corte Internacional de Justiça e acusa país de dar asilo 'ilegal' a ex-vice
“Lamento a morte dos nove integrantes do helicóptero do Exército que caiu no solo e que fornecia tropas ao sul de (departamento de) Bolívar em operações contra o Clã do Golfo”, disse o presidente Gustavo Petro no X, antigo Twitter .
O presidente nem a instituição militar especificaram os motivos do acidente. Também não indicaram se tinha relação com o cartel de origem paramilitar, também conhecido como Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), nome reivindicado por seus mais de 4 mil combatentes, segundo dados da inteligência militar.
O helicóptero MI-17 de fabricação russa “estava realizando (uma) missão de abastecimento” em uma área conhecida como Santa Rosa quando caiu no chão. Entre a tripulação havia um coronel e oito patentes intermediárias.
“Não há sobreviventes”, garantiu o exército à AFP.
Além de traficar cocaína para a América Central e do Norte, o Clã do Golfo controla a passagem terrestre de migrantes para o Panamá através da perigosa selva do Darién Gap, o epicentro da migração irregular para os Estados Unidos.
Em fevereiro, quatro soldados colombianos morreram em um acidente de helicóptero Black Hawk a caminho de uma base aérea na fronteira com o Panamá. Nesse mesmo mês, cinco policiais morreram após a queda de outro helicóptero no departamento de Antioquia (noroeste).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026