Internacional
Rússia acusa EUA e aliados de arriscarem 'confronto militar direto' entre potências nucleares
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, renovou críticas aos Estados Unidos e acusou o Ocidente de levar o mundo à beira de um "confronto militar direto" entre potências nucleares. Os comentários foram feitos em discurso durante conferência de segurança em Moscou.
Lavrov afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) "ainda sonha" com uma derrota russa na Ucrânia e disse que os três principais países ocidentais com armas atômicas "patrocinam" Kiev. "Isso poderia criar sérios riscos estratégicos e aumentar a ameaça nuclear", disse.
O ministro também expressou preocupação com o avanço da aliança entre EUA, Reino Unido e Austrália, conhecida como Aukus. Para ele, Washington e seus parceiros trabalham para criar uma vantagem militar unilateral por meio de novos limites ao arsenal nuclear.
Lavrov indicou ainda oposição a novos acordos de controles de armamento com os EUA. "Só será possível discutir estes temas depois de as autoridades dos EUA renunciarem à sua política antirrussa abertamente hostil", ressaltou.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento