Internacional
Ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil: 'estou na pior prisão'
Condenado por corrupção, Jorge Glas, de 54 anos, está em uma prisão de segurança máxima da cidade de Guayaquil
								O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas lançou um pedido de ajuda aos líderes de Brasil, Colômbia e México, após ser preso no último dia 5, quando a polícia invadiu a embaixada mexicana em Quito.
Quem é Jorge Glas: ex-vice-presidente do Equador é preso em Embaixada do México
Condenado por corrupção: Tribunal do Equador chama invasão à embaixada de 'ilegal e arbitrária' mas mantém Glas preso
"Estou na pior prisão do Equador e em greve de fome. Ajude-me", pede Glas ao presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, em um manuscrito com data de 15 de abril, ao qual a AFP teve acesso nesta quinta-feira (18).
Condenado por corrupção, o ex-funcionário está em uma prisão de segurança máxima da cidade de Guayaquil.
O governo do Equador considera ilegal o asilo político concedido a Glas um dia antes da operação policial, alegando que essa figura exclui crimes comuns. Mas o governo mexicano vê sinais de perseguição política contra o ex-vice-presidente, que se refugiou na embaixada em dezembro, quando se encontrava em liberdade condicional.
Glas, de 54 anos, agradece a López Obrador pelo asilo e lhe pede "perdão como equatoriano" pela invasão à sede diplomática.
"Existe aqui uma perseguição brutal a todos os progressistas. Somente a ajuda internacional pode fazer alguma coisa", ressalta o ex-vice-presidente em cartas dirigidas a López Obrador e aos presidentes de Brasil e Colômbia.
Em sua mensagem a Lula e Gustavo Petro, também com data de 15 de abril, Glas afirma que foi retirado da embaixada com tortura. Petro havia anunciado anteriormente que solicitaria à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) medidas cautelares em favor de Glas, que foi hospitalizado entre 8 e 9 de abril por se recusar a receber alimentos na prisão, segundo autoridades equatorianas.
O ex-vice-presidente refugiou-se na embaixada depois que a Justiça emitiu um mandado de prisão contra ele por outro suposto caso de corrupção.
Mais lidas
- 
	
		1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
 - 
	
		2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
 - 
	
		3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
 - 
	
		4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
 - 
	
		5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas