Internacional
China, Rússia e Irã realizam exercícios militares conjuntos
As forças navais da China, Rússia e Irã realizam exercícios militares conjuntos esta semana, no Golfo de Omã, num contexto regional explosivo com a guerra de Gaza e os ataques dos rebeldes Houthi do Iêmen, no Mar Vermelho.
Os três países, que partilham a vontade de enfrentar o que consideram a hegemonia americana no cenário internacional, já realizaram manobras conjuntas na região em março.
Essas operações têm como objetivo “manter conjuntamente a segurança marítima regional”, afirmou o Ministério da Defesa chinês, nessa segunda-feira, primeiro dia dos exercícios que terminarão na sexta-feira.
O país asiático mobilizará um destróier, uma fragata de mísseis e um navio de abastecimento, disse o ministério.
Por sua vez, os meios de comunicação estatais russos noticiaram a chegada ao porto iraniano de Chabahar, no sudeste, de um destacamento da Frota do Pacífico, liderado pelo cruzador Varyag.
“O principal objetivo das manobras é garantir a segurança da atividade econômica marítima”, afirmaram, citando o Ministério da Defesa russo.
O início desses exercícios coincide com o primeiro dia do Ramadã, a grande festa do calendário muçulmano, que este ano é marcada pela guerra entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, em Gaza.
Esse conflito também levou os rebeldes Houthi a lançar ataques contra navios no Mar Vermelho, alegadamente em solidariedade com os palestinos em Gaza.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo