Internacional
'Manobras perigosas': Filipinas acusa China de tentar bloquear novamente navio
As Filipinas acusaram no domingo a guarda costeira chinesa de tentar bloquear um dos navios do governo que transportava suprimentos para pescadores, no segundo incidente desse tipo em duas semanas perto de um recife disputado pelos dois países.
O navio BRP Datu Sanday transportava combustível para pescadores no Atol de Scarborough quando foi abordado por um navio da guarda costeira chinesa e três outros navios chineses em 22 de fevereiro, disse a guarda costeira filipina.
Três dos quatro navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday, afirmou num relatório de incidente, que também citou seguimento próximo, bloqueio de transponder e outras "manobras perigosas".
— Apesar das manobras, o capitão da BRP, Datu Sanday, demonstrou excelente habilidade náutica e conseguiu escapar das tentativas de bloqueio —, disse o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.
Há uma semana, a guarda costeira filipina disse que o BRP Datu Tamblot enfrentava uma situação semelhante na área. O Atol de Scarborough, uma cadeia triangular de recifes e pedras, tem sido foco de conflito entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas