Internacional
'Manobras perigosas': Filipinas acusa China de tentar bloquear novamente navio
As Filipinas acusaram no domingo a guarda costeira chinesa de tentar bloquear um dos navios do governo que transportava suprimentos para pescadores, no segundo incidente desse tipo em duas semanas perto de um recife disputado pelos dois países.
O navio BRP Datu Sanday transportava combustível para pescadores no Atol de Scarborough quando foi abordado por um navio da guarda costeira chinesa e três outros navios chineses em 22 de fevereiro, disse a guarda costeira filipina.
Três dos quatro navios chineses chegaram a menos de 100 metros da proa do Datu Sanday, afirmou num relatório de incidente, que também citou seguimento próximo, bloqueio de transponder e outras "manobras perigosas".
— Apesar das manobras, o capitão da BRP, Datu Sanday, demonstrou excelente habilidade náutica e conseguiu escapar das tentativas de bloqueio —, disse o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da Guarda Costeira filipina para assuntos do Mar do Sul da China.
Há uma semana, a guarda costeira filipina disse que o BRP Datu Tamblot enfrentava uma situação semelhante na área. O Atol de Scarborough, uma cadeia triangular de recifes e pedras, tem sido foco de conflito entre os dois países desde que a China o tomou das Filipinas em 2012.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo