Internacional
Reunião de chanceleres do G20 termina em jantar com samba no Palácio da Cidade
O primeiro dia de reuniões de chanceleres do G20 terminou em samba no Palácio da Cidade, sede do governo do município do Rio de Janeiro, em Botafogo, zona sul da capital fluminense. Após o encontro oficial de trabalhos na Marina da Glória, os representantes das principais economias do mundo foram recepcionados em um jantar pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Mauro Vieira, e pelo prefeito Eduardo Paes, na noite de ontem.
No cardápio, doses de cachaça, chorinho e bossa nova. Os convidados assistiram ainda a uma apresentação de integrantes da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense. Segundo informações da Prefeitura, o jantar contou com as presenças do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, do chanceler russo, Sergey Lavrov, do ministro de Relações Exteriores do Reino e ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron, do ministro francês Stéphane Séjourné, da ministra alemã Annalena Baerbock, e da ministra sul-africana Naledi Pandor, entre outros.
Na reunião de trabalhos desta quarta-feira, 21, os ministros discutiram as tensões e conflitos em curso no mundo, como a guerra na Ucrânia e em Gaza. Na manhã desta quinta-feira, 22, os chanceleres do G20 e demais países convidados voltam a se reunir na Maria da Glória, no Aterro do Flamengo. Em pauta, a reformulação da governança mundial.
O Brasil, que exerce atualmente a presidência do bloco, receberá a reunião de Cúpula do G20 nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Até lá, a cidade receberá diferentes encontros temáticos com representantes do grupo, considerados preparatórios do evento.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico