Internacional
Governo planeja dar carona pra Lavrov em avião da FAB
Chanceler de Putin está no Rio para o G20 e vai se encontrar com Lula em Brasília
O governo brasileiro planeja trazer a Brasília, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov. A ideia é garantir que Lavrov possa se reunir, nesta quinta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo um integrante do alto escalão do governo, essa é a solução cogitada para que o encontro entre Lula e o chanceler de Vladimir Putin possa acontecer. Na avaliação de fontes diplomáticas, com isso, o problema estaria superado.
Havia uma preocupação com o abastecimento de combustível do avião que trouxe Lavrov para a reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, no Rio. C
Como a Rússia, após invadir a Ucrânia, em fevereiro de 2022, passou a ser alvo de sanções pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, empresas brasileiras têm receio de abastecer a aeronave russa e desagradaram os americanos.
A ideia é que o avião de Lavrov ficará no Rio e ele virá para Brasília transportado pela FAB. Esse arranjo se deve ao fato de a aeronave russa, de grande porte, consumir mais combustível do que um avião da FAB, cujo modelo não foi informado.
A informação é que o avião de Lavrov, que foi abastecido por uma empresa com o nome não revelado, permaneceria no Rio até o retorno do chanceler da Rússia. De lá, ele voltaria para seu país.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas