Internacional
Governo planeja dar carona pra Lavrov em avião da FAB
Chanceler de Putin está no Rio para o G20 e vai se encontrar com Lula em Brasília
O governo brasileiro planeja trazer a Brasília, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov. A ideia é garantir que Lavrov possa se reunir, nesta quinta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo um integrante do alto escalão do governo, essa é a solução cogitada para que o encontro entre Lula e o chanceler de Vladimir Putin possa acontecer. Na avaliação de fontes diplomáticas, com isso, o problema estaria superado.
Havia uma preocupação com o abastecimento de combustível do avião que trouxe Lavrov para a reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, no Rio. C
Como a Rússia, após invadir a Ucrânia, em fevereiro de 2022, passou a ser alvo de sanções pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, empresas brasileiras têm receio de abastecer a aeronave russa e desagradaram os americanos.
A ideia é que o avião de Lavrov ficará no Rio e ele virá para Brasília transportado pela FAB. Esse arranjo se deve ao fato de a aeronave russa, de grande porte, consumir mais combustível do que um avião da FAB, cujo modelo não foi informado.
A informação é que o avião de Lavrov, que foi abastecido por uma empresa com o nome não revelado, permaneceria no Rio até o retorno do chanceler da Rússia. De lá, ele voltaria para seu país.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico