Internacional
Congresso argentino começou a debater ampla reforma do governo Milei
Em meio a protestos, o Congresso argentino começou a debater nesta quarta-feira (31) a ampla reforma do governo do presidente Javier Milei. O texto, apelidado de Projeto Ônibus, vai da política econômica à privatização de estatais. E é um dos principais de Milei para enfrentar a pior crise econômica do país em décadas.
A inflação argentina passa dos 200% ao ano e o estado está superendividado. Este é o primeiro grande teste do presidente liberal no Congresso, desde que assumiu o cargo em dezembro. A coalizão dele tem apenas uma minoria em ambas as câmaras, o que significa que ele precisa conquistar aliados.
Para tentar angariar apoio, o texto foi reduzido na semana passada. Ficando de fora uma ampla sessão fiscal que previa aumento de impostos e cortes em aposentadorias. A tramitação na Câmara certamente não vai ser concluída nessa quarta. Se aprovada pelos deputados, a proposta segue para o Senado. Os investidores estão observando de perto, na esperança de que a versão reduzida seja aprovada, o que fortaleceria os mercados locais.
* Com reportagem de Pedro Moreira, da TV Brasil.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército