Internacional
Após eleição em Taiwan, Brasil reforça princípio de 'uma única China'
Declaração de ministro brasileiro ocorreu durante visita de chanceler do país asiático
Ao lado do chanceler chinês, Wag Yi, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reforçou a posição do Brasil em defesa de ""uma só China", nesta sexta-feira, após uma reunião no Itamaraty. Embora não seja nova e tenha sido reafirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril do ano passado, durante uma visita a Pequim, a declaração de Vieira agradou o governo do país asiático.
— Reitero o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China, conforme declaração adotada pelos dois presidentes (Lula e o chinês Xi Jinping) -— disse Vieira.
No último fim de semana, o candidato do Partido Democrático Progressista de Taiwan, Lai Ching-te,venceu a eleição presidencial. Lai defende a independência da ilha -- considerada pela China uma província rebelde, que segue fazendo parte de seu território.
O chanceler chinês, que será recebido por Lula nesta tarde, destacou que as relações entre Brasil e China devem ganhar um novo patamar. Wang afirmou que os países devem "caminhar de mãos dadas".
—Todas as instituições do Brasil têm uma posição voltada a uma só China. A parte chinesa tem apreço por isso — afirmou.
Wang chegou a Brasília na noite de quinta-feira. Manteve reuniões com Mauro Vieira ao longo desta manhã. Além das relações bilaterais, entraram na agenda a guerra entre Rússia e Ucrânia e o conflito entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas.
Os dois chanceleres também conversaram sobre o Brasil na presidência do G20. Wang confirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, virá ao Brasil em novembro, para participar, no Rio, da reunião de líderes do grupo, formado pelas maiores economias do mundo.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército