Internacional
Cidade ucraniana de Kharkiv sofre ataque, que deixa vários feridos
Prefeito diz que, segundo informações preliminares, dois mísseis S-300 atingiram a região
Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas em ataques russos na cidade ucraniana de Kharkiv na noite desta terça-feira, disse o governador local. Oleg Synegubov afirmou que os ataques atingiram edifícios residenciais no centro da cidade, deixando duas mulheres em estado grave. Synegubov disse que, segundo informações preliminares, a cidade foi atingida por dois mísseis S-300.
Reforço: presidente da França, Emmanuel Macron anuncia nova remessa de armas à Ucrânia
Disputa de narrativa: Rússia lança versão própria da Wikipédia em meio à guerra com a Ucrânia
Kharkiv, a apenas 30 quilômetros da fronteira com a Rússia, no nordeste da Ucrânia, tem sido alvo de bombardeios frequentes desde que Moscou decidiu invadir o país vizinho em fevereiro de 2022. Após os ataques desta terça, o prefeito da cidade disse que alguns edifícios residenciais foram destruídos e que não havia alvos militares na área. Moscou ainda não se pronunciou sobre o caso.
Na terça-feira, as autoridades instaram cerca de 3.000 residentes em mais de duas dezenas de aldeias perto da linha de frente na região mais ampla de Kharkiv a evacuarem, citando a escalada dos ataques russos na área. Um ataque de drone na noite de terça-feira também feriu três civis e danificou edifícios residenciais na cidade de Odessa, no sul, segundo o chefe da administração militar da região, Oleg Kiper.
"Um homem de 62 anos foi ferido por estilhaços... Uma mulher nascida em 1955 e uma jovem nascida em 1995 ficaram feridas" ficaram feridas, disse ele.
Enquanto isso, a Rússia disse ter repelido um ataque na manhã de quarta-feira em sua cidade fronteiriça de Belgorod, a cerca de 80 quilômetros de Kharkiv.
“A defesa antiaérea destruiu sete mísseis ucranianos e quatro drones sobre a região de Belgorod”, disse o Ministério da Defesa da Rússia. O governador da região, Vyacheslav Gladkov, disse que não houve relatos de vítimas imediatas.
As forças russas capturaram áreas da região de Kharkiv pouco depois de invadirem a Ucrânia em Fevereiro de 2022 e mantiveram os esforços para tomar a região, apesar de terem perdido terreno.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola